Luto Pelo Brasil – Crônica

Luto pelo Brasil, esse país que viveu anos de terror, de lástima e de inteiro descaso. Luto pelo país que viveu e sobreviveu ao desastroso governo Bolsonaro. Hoje, dia 31 de outubro de 2022, um dia após a vitória do Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva, sinto que lutei e continuo a lutar pelo país de verde e amarelo, que teve os seus símbolos roubados e a sua bandeira hasteada em nome de um pensamento raso e profundo, profundamente cruel.

Luto, assim como milhões de outros brasileiros lutam incansavelmente, todos os dias, por uma nação, na qual tenhamos paz e não precisemos mais de pás que enterrem os nossos corpos como se não fossem nada. Não sou coveiro, não enterrarei a minha esperança, não esconderei as cores que defendo.

Enfrentaremos um momento de mudança, um momento de reconstrução de uma completa destruição arquitetada. Reconstrução dos principais pilares de uma sociedade: a educação, a saúde e a segurança. Contudo, não deixaremos de comemorar a vitória, porém, precisamos ter em mente que a vitória somente se firma com a sua manutenção. E é por isso que devemos estar sempre atentos, mesmo que embora sejamos vencedores, o inimigo ainda vive.

Vencemos. Agora é hora de olhar com criticidade para o próximo governo. O que será feito em relação às pautas sociais e pela economia precisa ser visto de perto, com cobrança. Não podemos nos perder, assim como “eles”, no fanatismo e idolatria cega e doentia. Nosso candidato, agora Presidente Eleito, terá um trabalho árduo, com obstáculos a enfrentar. Faremos a nossa parte, agindo como sujeitos ativos e politizados.

Que o luto pelas quase 700 mil pessoas mortas, negligenciadas pelo atual governo em meio a pandemia, nos faça lutar cada vez mais por um país no qual o ódio não tem espaço. Desejamos um Brasil plural, diversificado, que abrace as diferenças. Nesse país, a minoria não se curva à maioria, aqui convivemos em harmonia, com respeito. Que o luto, nesse país, seja sempre verbo, não substantivo.

Compartilhar

Em Letras é uma revista que fomenta a divulgação da literatura. Aqui são publicados cordéis, resenhas, crônicas, contos etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

Professor e Escritor

Professor de Língua Portuguesa, graduado em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Poeta, cronista e, às vezes, até cordelista.

Recentes

  • All Post
  • Contos
  • Cordéis
  • Crônicas
  • Poesia
  • Resenhas
Edit Template